Ricciardo, a surpresa da temporada

A temporada 2014 da F1 começou cheia de novidades. Das mudanças técnicas ao surgimento de uma nova força, com a Mercedes dominando as três primeiras etapas do mundial, existem muitas coisas para se comentar. E uma delas é o bom desempenho do sorridente piloto australiano Daniel Ricciardo, que apesar dos contratempos que teve nos três GPs disputados até aqui, mostrou ser um piloto bem melhor do que aparentava. Pelo menos para mim.

Ricciardo já foi ao pódio em 2014.
Contudo, foi desclassificado horas
depois
No ano passado, quando a Red Bull anunciou oficialmente que Ricciardo seria o substituto de Webber na equipe, logo escrevi um post dando minha opinião sobre a escolha. O texto completo pode ser lido se você clicar aqui. Mas se estiver com preguiça, faço um resuminho: na época, disse que a escolha tinha sido a mais óbvia possível, pois o australiano é mais uma cria da acadêmia de jovens pilotos da Red Bull, onde chegou em 2008. Seria contraditório para o time ir buscar um outro piloto ao invés de dar uma chance a um de seus pupilos. E também que ele deveria fazer um trabalho parecido com o do compatriota, ficando à sombra de Sebastian Vettel. 

Tal avaliação surgiu porque não tinha visto quase nenhum brilho no que Ricciardo tinha apresentado até então na F1. Mesmo possuindo uma carreira sólida nas categorias menores do automobilismo, tendo sido campeão da Formula Renault 2.0 WEC e vice campeão da Eurocup Formula Renault 2.0 (perdendo o título para Valtteri Bottas por três pontos) em 2008, campeão do campeonato inglês da F3 em 2009 e vice campeão da Formula Renault 3.5 em 2010 - isso só contando o período em que teve apoio da marca de energéticos - e recebendo o apoio de Helmut Marko, consultor e um dos homens fortes da RBR, nunca tinha visto nada demais no australiano, especialmente em suas passagens por HRT e nas duas temporadas que guiou a Toro Rosso. Por isso, ao ver essas três primeiras corridas de 2014, me surpreendi com sua pilotagem.

Apesar da Red Bull já não ser mais o time dominante do circo como fora outrora, Daniel tem conseguido se destacar bastante, até mais do que o companheiro tetracampeão. Em três etapas, o mancebo australiano conseguiu se classificar e chegar à frente do multi campeão alemão em duas oportunidades. E ainda que isso não reflita diretamente na classificação, a surpreendente forma de Ric chama a atenção, pois todos sabem que é muito difícil enfrentar, ainda mais de igual para igual, um piloto como Vettel em qualquer situação.

Além do mais, suas três primeiras corridas na nova escuderia foram cheias de contratempos, com desclassificação, erro da equipe, abandono e punição. Não fosse isso, sua situação na classificação geral poderia ser bem melhor do que a atual. Entretanto, esses ocorridos servem também como argumentos para mostrar como Daniel está bem, pois apresentam algo que está aliado a boa pilotagem: o lado mental.
No Bahrein, Ricciardo enfim conseguiu transformar os bons desempenhos em pontos com um quarto lugar
Outros pilotos poderiam ter se abatido ao confrontarem as adversidades que Ricciardo teve até aqui em 2014, caso estivessem em seu lugar. E essa atitude teria grandes chances de terminar em fracasso. Mas mesmo com tantos problemas, o australiano parece ganhar mais confiança a cada etapa, sem demonstrar irritação, descontentamento. Pelo contrário. Sempre que o vi, nas transmissões ou em fotos, lá estava ele ostentando um largo sorriso. Me parece um sinal de que ele está procurando aproveitar a grande chance que tem em mãos, sem encarar tudo com uma pressão exagerada. Ele apenas age de forma natural. 

Claro que avaliar a qualidade de Ricciardo por três corridas é ainda um pouco prematuro. Ele ainda passará por muitas situações diferentes dentro da Red Bull e da F1. E essas experiências serão importantes para o prosseguimento de sua carreira, que ainda está no início, uma vez que ele ainda não completou um quarto de século de vida. Entretanto, ele tem se mostrado muito mais promissor do que parecia e também que não é nenhum bobo, como seu jeito extrovertido possa sugerir. Se ainda não é um piloto pronto, Ricciardo vai provando que o investimento feito pela Red Bull pode render frutos no futuro e que talvez ele possa ir longe dentro da categoria.

Foto: GPUppdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: